quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Esculhamba baixinho


             Meu sonho sempre foi escrever um livro. Mais do que isso. É viver disso. E depois de consagrado, com títulos traduzidos até para o português, escreveria minha autobiografia. É tanta vontade que já tenho até o título da auto biografia pensado: “Esculhamba baixinho...”

       E vou lhe confessar uma coisa. Já comecei a escreve-la quatro vezes, mas sempre termino na quinta folha. É essa minha mania de frases curtas. Sucinto demais. Resumo tudo. Conto o final da piada, não espero os créditos do final do filme. Sempre fui embora aos 42, 43 minutos do segundo tempo. 

      Mas minha biografia seria curta mesmo se não fosse escrita por mim. Tem muitas passagens de tempo da minha vida que em duas páginas conta-se tudo (ou quase tudo, se você não souber ler nas entrelinhas.).  Por exemplo, minha experiência no surf, minha atuação como autor, ator, dublador e diretor de teatro; minha carreira como músico, interprete e  compositor; minha vida literária, seja como pseudopoeta, pseudocronista ou pseudocontista; meus gols de cabeça (todos dois); meus campeonatos de botão;  minhas idas ao Maracanã; meus porres, minhas fantasias, meus delírios e meus amigos. Tudo isso em cinco páginas.

      Se eu deixar de resumir talvez estique a biografia por uns 10, 20 capítulos, mas perderia a autenticidade. Mesmo assim contaria fielmente minhas aventuras pelo Brasil, minhas viagens,  os bizarros e engraçados seres humanos que cruzaram meus caminhos; também  os grandes companheiros de “copo” e alma que cresceram comigo, aprendendo juntos o certo e o errado, o bonito e o feio e principalmente  o etc...

   Minha biografia seria enxuta, para não ferir ninguém. Leve, mas com generosas doses de sarcasmo. Franca, mas salpicada de reflexões pessoais. Agnóstica, mas completamente temente a Deus. Divertida, mas com muita lágrima escondida.  E o mais legal é que você estaria presente.

2 comentários:

  1. Muito legal, é uma graça de texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amore della mia vita, não é por nada q vc é o amor da minha vida..... com certeza eu estaria presente na sua biografia e o q é mais legal, em várias passagens dela e isso me agrada demais, mas tenho q discordar duma coisinha: vc cultivou tantos amigos que seria impossível colocar tantas pessoas amadas e q te amam em tão resumidas páginas...mesmo q vc tentasse com seu jeitinho econômico de ser, só aí vc já ganharia no mínimo uns 4 capítulos com 20 páginas cada> Adoraria ler esse livro.

    ResponderExcluir